
O que faz um Psicólogo?
O Psicólogo pode atuar na prevenção, diagnóstico, acompanhamento e tratamento de problemas psíquicos. Este profissional, utilizando de instrumentos como testes, entrevistas e a escuta terapêutica, atua na melhora da qualidade de vida do paciente, buscando proporcionar autonomia e autoconhecimento.
Na clínica o profissional da Psicologia necessita de uma escuta ativa ao longo de todo o processo; enquanto o paciente exerce papel principal em cena. Tal capacidade de escuta é o que permite a elaboração de intervenções estratégicas, que possibilitam o desenvolvimento de um novo olhar do paciente sobre sua autopercepção, sobre suas dores e desejos.
“Olhe para dentro, para as suas profundezas. Aprenda primeiro a se conhecer” - Sigmund Freud
A atividade profissional do Psicólogo é regida por diversos códigos que norteiam a sua atuação. Conheça um pouco mais sobre tais normas no link abaixo.
A Psicanálise
A Psicanálise é considerada um campo clínico de investigação da psique humana.
De acordo com Sigmund Freud, psicanálise é o nome de:
-
Um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo;
-
Um método (baseado nessa investigação) para o tratamento de distúrbios neuróticos;
-
Uma coleção de informações psicológicas obtidas ao longo dessas linhas, e que gradualmente se acumulou numa "nova" disciplina científica.
Freud descobriu que muitos comportamentos conscientes são influenciados por forças inconscientes, como memórias, impulsos e desejos reprimidos. Tudo o que está armazenado em nosso inconsciente afeta as nossas vidas. O modo como pensamos, agimos e expressamos opiniões é resultado de uma memória, crença ou desejo que não está na superfície do psiquismo. (Leia mais)

Fazer terapia não é um processo linear e objetivo. Tampouco envolve apenas escuta e conversa.